Pesquisar neste blogue

terça-feira, 15 de novembro de 2016

iLUSÃO ÓTiCA E PERCEÇÃO ViSUAL ➤ DiViSÃO ESPACiAL

DiViSÃO ESPACiAL





A divisão espacial também pode ser uma estratégia formal para modificar os volumes desproporcionados. Podem ser utilizados biombos, cortinas, lâminas, móveis baixos, armários e prateleiras, planos ou painéis opacos, transparentes ou translúcidos, arcos, portas, lareiras, sofás, etc.
A divisão espacial também pode ser acompanhada pela divisão funcional (estar, comer, dormir, cozinhar, trabalhar, ler, etc.).

 



A porta ao centro (esq.) divide a parede e o espaço em dois marcando um eixo de simetria virtual. A porta lateral (dir.) não divide o espaço mantendo a continuidade formal da parede.

Efeito Camuflagem - Revestir de forma igual elementos de natureza diferente. Neste exemplo, foi contrariado o peso visual da escada utilizando o mesmo revestimento nas paredes do compartimento e nas paredes laterais da escada.

Efeito Alargamento - Prolongar o pavimento, parede ou teto, com o mesmo revestimento para o compartimento adjacente, com o objetivo de acentuar a perspetiva através de aberturas, porta aberta ou porta transparente.


▲▼▲▼▲▼ PAViMENTO ▲▼▲▼▲▼


Pavimento claro e uniforme aumenta visualmente o compartimento.

Pavimento com cores contrastantes reduz visualmente o compartimento.

As linhas transversais tornam um compartimento mais amplo.

As linhas longitudinais tornam um compartimento mais alongado.




▲▼▲▼▲▼ PAREDE ▲▼▲▼▲▼

Linhas horizontais criam uma sensação de amplitude e fazem com que o teto pareça mais baixo.

Linhas verticais aumentam o pé-direito e fazem com que o compartimento pareça mais estreito.

As linhas horizontais dão um efeito dinâmico
Aberto e amplo

As linhas verticais dão um efeito estático
Fechado e estreito


Na cobertura inclinada A, tem um efeito de comprimento devido à utilização das linhas horizontais. Já a cobertura inclinada B, tem um efeito de altura porque são utilizadas linhas verticais.

Em espaços estreitos pode-se utilizar linhas horizontais em paredes opostas de maior comprimento, com cores contrastantes, para conseguir aumentar a largura. Também se pode colocar apenas numa das paredes.

Para reduzir as proporções de uma parede, divida ao máximo a sua superfície através de marcações com cores fortes.

Num átrio de entrada pode-se ampliar a largura com colocação na parede de um ripado na horizontal, ou também aumentar a profundidade com uma simulação de luz exterior com vidro fosco em toda a extensão da parede a uma distância de 20cm desta, coberto por lâminas do tipo persiana veneziana e com lâmpadas fluorescentes (luz do dia) por trás.


▲▼▲▼▲▼ TETO ▲▼▲▼▲▼

AUMENTAR O PÉ-DiREITO



Efeito elevação - Para evitar o efeito de um pé-direito baixo pode-se pintar o teto com uma tinta com brilho, num tom de cinza, e as paredes em tons claros. Assim as paredes serão refletidas no teto pelo efeito polido do brilho, aumentando o pé-direito.

Os móveis e paineis que cobrem uma parede tornam o compartimento menos dando a impressão que os tetos estão mais baixos.
Para anular este efeito, quebre a homogeneidade dividindo as superfícies e atribuindo cores contrastantes de forma a acentuar a verticalidade.

Tetos demasiado baixos podem ser contrariados com elementos decorativos com linhas ou figuras verticais nas paredes (lambrim, papel de parede, listras de tinta, esquemas luminosos, objetos, etc.)

O candeeiro cria uma marcação vertical que alonga o pé-direito.



DiMiNUiR O PÉ-DiREiTO



O teto e o pavimento com listras transversais aumentam ainda mais a largura do compartimento, porque diminui o pé-direito.

Para marcar a horizontalidade espacial e diminuir o pé-direito pode-se pintar com a mesma cor escura o teto e uma faixa superior da parede, deixando o pavimento e o resto das paredes a uma cor clara.

Para de marcar a horizontalidade espacial também se pode pintar com a mesma cor clara o teto, uma faixa superior da parede e o pavimento, deixando o resto das paredes a uma cor escura.

Num corredor estreito e alto, pode-se pintar com cores escuras o teto, uma faixa superior da parede e o pavimento, deixando o resto das paredes a uma cor clara, diminuindo assim o pé-direito.

Para diminuir o pé-direito alto, como o de construções antigas, pode-se colocar frisos ou reposteiros em toda a extensão da parede. A parte superior deve ter a mesma cor do pavimento.

O pé-direito diminui se os elementos de composição do espaço (tetos, portas, janelas, pavimentos, mobiliário, objetos, etc) forem marcados com cores vivas e contrastantes.

Uma iluminação baixa (esq.) deixa a parte de cima em sombra, diminuindo o espaço. Uma iluminação alta (dir.) ilumina o espaço de forma homogénea, marcando o pé-direito.

Um teto falso, total ou parcial, pode rebaixar o pé-direito, criando uma área delimitada e um espaço de maior intimidade.

A elevação do pavimento proporciona um resultado semelhante ao do rebaixamento do teto, diminuindo o pé-direito. Não se aconselha a alteração da cota de pavimento em espaços reduzidos, porque tende a diminuir visualmente o espaço.

Em espaços muito grandes a elevação ou rebaixamento de pavimento pode ajudar a reduzir visualmente o volume através da divisão espacial.

Sem comentários:

Enviar um comentário